Perguntas Frequentes

Como faço para cancelar uma passagem adquirida pela internet?

1º- Deverá estar logado no site da Gontijo

2º- Clicar em histórico de compras no canto superior direito

3º- Selecionar a compra que deseja cancelar e clicar na seta ao lado

4º- Irá aparecer o detalhamento da compra selecionada e um botão CANCELAR, clique no botão e confirme o cancelamento

5º- Ao final do cancelamento irá aparecer mensagem "Sua transação foi devolvida com sucesso"!

Existe algum benefício para estudante?

Não.

As gratuidades de acordo com a legislação atual, beneficiam somente os idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda.

Por que os idosos têm dificuldade para conseguir benefício com 100% de desconto?

O benefício de 100% de desconto é somente na classe convencional e 2 poltronas por carro.

As viagens são disponibilizadas para venda com 47 dias de antecedência e a procura por esse benefício é muito maior que a oferta. As demais poltronas podem ser adquiridas com 50% de desconto.

Quais as regras para concessão de gratuidade de Jovem de Baixa Renda?

Atenção: Não marcamos gratuidade pelo site, pois é necessário apresentação de documentos para concessão do benefício.

Atendimento ao jovem de baixa renda:

Beneficiário: pessoa com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos que pertence a família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Benefícios:

  • 2 poltronas gratuitas, 100% de desconto
  • 2 poltronas com 50% de desconto
  • Não estão incluídas no beneficio as tarifas de utilização dos terminais, de pedágio e as despesas com alimentação.

Permissão:

  • Linhas Interestaduais
  • Classe convencional
  • Sem poltronas definidas

Documentos necessários para o fornecimento:

  • Documento que comprova a condição de Jovem Baixa Renda, confome consta DECRETO Nº 8.537, DE 5 DE OUTUBRO DE 2015
  • Documento oficial com foto

 

Quais as regras para concessão de gratuidade para pessoa com deficiência?

Atenção: Não marcamos gratuidade pelo site, pois é necessário apresentação de documentos para a concessão do benefício.

As poltronas 02 e 04 são adaptadas para utilização das pessoas com deficiência, conforme legislação vigente. Nos ônibus convencionais que operam em linhas INTERESTADUAIS e INTERNACIONAIS, as poltronas 02 e 04 ficam reservadas, e só podem ser vendidas com antecedência máxima de 2h59 em relação ao horário da viagem. Para solicitar o bilhete de passagem, a pessoa deverá apresentar um documento de identificação oficial e a carteira fornecida pelo Ministério dos Transportes. (Verificar sempre a data de validade).

Acompanhante de pessoa com deficiência

O benefício de acompanhante só será fornecido se constar a descrição “NECESSIDADE DE ACOMPANHANTE” na carteira de identificação da pessoa com deficiência e se o mesmo estiver cadastrado no Ministério dos Transportes. Caracterização da Reserva: O beneficiário do passe livre não poderá fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino ou para horários e dias cuja realização da viagem se demonstre impraticável, e caracterize domínio de reserva de lugares, em detrimento de outros beneficiários. Nas linhas Intermunicipais consulte nossos agentes.

Cadeira de transbordo

As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, terá sua acessibilidade aos veículos através da cadeira de transbordo, que visa permitir o deslocamento até a poltrona destinada, conforme norma da ABNT NBR 15.320.

 

Quais as regras para transportes de animais?

 

 

As condições gerais para o transporte de animais, encontra-se na página inicial em Informações Úteis e Transporte de Animais.

Após entender e aceitar os critérios para o transporte, deverá fazer o Download do formulário e preencher todos os campos, enviando assinado por    e-mail para transporte.animal@gontijo.com.br 

Quais as regras para transportes de bagagens?

 

No preço da passagem já está incluso o transporte de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, observando-se os seguintes limites de peso e dimensão:
• No bagageiro: o limite de peso é de trinta quilos e o volume não deve ultrapassar 300 decímetros cúbicos (0,3 metros cúbicos). A dimensão máxima permitida ao volume é 1 metro.
• No porta-embrulhos: o limite de peso é de cinco quilos, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos clientes. Excedidos os limites acima, a empresa efetuará cobrança pelo excesso de bagagens.

A cobrança do excesso de bagagem é feita conforme consta a Resolução 1.432 de 26 de abril de 2006.

 

Quais as regras para troca, devolução e remarcação de passagens?

- A devolução ou troca de passagens só será efetuada se o cliente se manifestar com antecedência mínima de 3 (três) horas em relação ao horário da partida.

- Havendo a devolução prevista no "Anexo Único" da resolução 4432 de 22/09/2014, é facultado à permissionária reter até 5% (cinco por cento) da importância a ser restituída ao passageiro, a título de multa compensatória.

- O passageiro deve remarcar o bilhete adquirido observado o prazo de um 1 (ano) de validade do bilhete, a contar da data da primeira emissão.

- É facultado à transportadora efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor da tarifa a título de remarcação (em linhas interestaduais).

 

Quais as regras para viagem de menores de idade?

Conforme Lei 13.812, de 16 de março de 2019, Artigo 83, determina que: 

Viagem com Crianças e Adolescentes

Crianças e adolescentes até 15 anos, 11 meses e 29 dias, somente podem viajar acompanhadas dos pais, avós tios, tias, irmãos, todos maiores de 18 anos, comprovado documentalmente (com foto). No caso de estarem acompanhadas por pessoas maiores de idade sem parentesco, o embarque só é permitido com autorização dos pais ou responsáveis, conforme modelo formulário da portaria 129 ANTT. Caso não se enquadre em nenhuma dessas duas situações, somente poderá viajar desacompanhada dos pais ou responsáveis com autorização do Juizado de Menores.(Verificar os documentos válidos para embarque).

Crianças com até 05 anos, 11 meses e 29 dias, têm direito ao transporte gratuito, desde que não ocupem assentos, sendo uma criança por responsável, conforme resolução da ANTT nº 1383, de 29 de março de 2006.

Viagem de Adolescentes

Adolescentes acima de 16(dezesseis) anos, podem viajar sem acompanhante, desde que apresentem documento de identificação original com foto ou cópia autenticada por cartório, conforme documentos válidos para embarque.

 

Quais documentos são válidos para embarque?

 

Para brasileiros maiores de idade e adolescentes entre 12 a 17 anos, 11 meses e 29 dias

Documento de identidade com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório / Carteira de motorista com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório, ou por meio de aplicativo digital oficial / Carteira profissional ou de trabalho com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório / Passaporte com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório / Carteira de identidade profissional com foto, em via original ou cópia autenticada por cartório. Exemplos: Carteira do CRM(Médico) - OAB(Advogado) - CREA(Engenheiro), Policial, Juíz, Promotor, Escrivão e outros.

BO - Boletim de Ocorrência de autoridade policial, com até 30(trinta) dias da emissão, em caso de perda de documentos, conforme Resolução ANTT Nº 4.308 Art.9º, de 10 de abril de 2014

Conforme Lei 13.812 de 16 de março de 2019 Artigo 83, determina que, para o caso de viagem interestadual de adolescentes até 15 anos, 11 meses e 29 dias, desacompanhados dos responsáveis e acompanhada por pessoa maior de idade sem parentesco, além de ser imprescindível a apresentação de um dos documentos acima, também é necessário portar autorização expressa dos pais ou responsáveis por escrito, conforme ANTT Portaria nº129 de 25/11/2016 ou autorização do poder judiciário, em via original ou cópia autenticada.

 

Para crianças com até 11 anos, 11 meses e 29 dias

Certidão de nascimento, em via original ou cópia autenticada por cartório / Autorização do poder Judiciário, em via original ou cópia autenticada por cartório / Passaporte via original com foto ou cópia autenticada por cartório

Para o caso de viagem interestadual de crianças desacompanhadas dos responsáveis e acompanhada por pessoa maior de idade sem parentesco, além de ser imprescindível a apresentação da certidão de nascimento original ou cópia autenticada por cartório, também é necessário portar autorização expressa dos pais ou responsáveis por escrito, conforme ANTT Portaria nº129 de 25/11/2016 ou autorização dopoder judiciário, em via original ou cópia autenticada por cartório.

 

Documentos Eletrônicos

Documentos atualmente disponíveis por meio eletrônico, com fé pública, podem ser apresentados no momento do embarque.

  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Documento Nacional de Identidade
  • Título de Eleitor Eletrônico
  • Certidão Eletrônica

Quais são as regras para concessão de gratuidade de idoso?

Atenção: Não marcamos gratuidade pelo site, pois é necessário apresentação de documentos para concessão do benefício.

Benefício disponível nos ônibus CONVENCIONAIS

 Linhas INTERESTADUAIS e INTERNACIONAIS

 - As pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito ao benefício do desconto de 100% (cem porcento) em duas poltronas, que devem ser solicitadas com no mínimo de 3h (três horas) de antecedência em relação ao horário da viagem. As demais poltronas com desconto de 50% (cinquenta porcento) podem ser adquiridas com qualquer antecedência.

- O idoso deverá comparecer para embarque com 30 (trinta) minutos de antecedência em relação ao horário da viagem, sob pena de perda do benefício. O idoso deve apresentar no ato da solicitação, documento de identificação oficial e comprovante de renda, preferencialmente a carteira do idoso fornecido pelas prefeituras municipais.

- O idoso atendido com 50% (cinquenta porcento) de desconto, deverá arcar com os custos das taxas de embarque e pedágio.

Linhas INTERMUNICIPAIS MG:

 - As pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito ao benefício de gratuidade.

- O beneficiário deve solicitar um bilhete por viagem, com no mínimo 12h (doze horas) de antecedência do horário previsto de partida do veículo do ponto inicial da linha, podendo solicitar a emissão do bilhete de retorno.

- Com 48 horas de antecedência até 30 minutos antes da hora de viagem, o beneficiário deverá comparecer na bilheteria para confirmação da reserva, sob pena de cancelamento da reserva.

- O idoso deverá apresentar no ato da solicitação, documento de identificação oficial e comprovante de renda, preferencialmente a carteira de idoso fornecido pelas prefeituras.

- Consulte nossos agentes para solicitar o benefício nas linhas intermunicipais do estado do Ceará.

 

Qual a validade de bilhete de passagem?

De acordo com o art. 7º da Resolução nº4282/14, os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.